Sobre o Sindirações

MISSÃO

Ser a voz da indústria de alimentação animal, construindo um  ambiente competitivo adequado e colaborando para a produção do alimento seguro.

Para atender a missão o Sindirações deve:

1. Dialogar com o governo para uma tributação mais justa incidente na cadeia de produção de proteína animal.

2.  Participar pro ativamente de ações para geração de políticas públicas que impactam a segurança alimentar e a competitividade da cadeia de  produção animal;

3. Promover o  diálogo e representar a indústria perante os principais organismos nacionais e internacionais que impactam o segmento de alimentação animal (Governo, Associações, Sindicatos, FAO, OIT, Codex, OIE, OMC e outros);

4.  Facilitar a harmonização global do corolário de leis que regulamentam o segmento de alimentação animal;

5. Promover a qualificação profissional através da educação e treinamento em assuntos de interesse da indústria;

6. Incentivar a melhoria contínua dos padrões de segurança dos alimentos;

7. Estimular  a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação.

VISÃO

Promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental da cadeia de produção animal brasileira.

VALORES

Acreditamos e defendemos a Ética nos negócios, o Comércio Justo, a Isonomia e Eficiência Regulatória e as decisões baseadas em Evidências Científicas;

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS DO SETOR ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Segurança dos Alimentos;
Regulamentação;
Negociação sindical;
Acreditação de programas de qualidade;
Contribuição para assuntos tributários;
Garantia de suprimento;
Participação ativa perante organismos internacionais;
Garantia da sustentabilidade econômico-financeira do setor.

COMITÊS E GRUPOS DE TRABALHOS

1. COMITÊ DE MÉTODOS ANALÍTICOS

Comitê  com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), indústrias, laboratórios comerciais, Universidades e Centro de pesquisas que desenvolve os mais confiáveis métodos de análise (Matéria Prima ou Produto Final), padronizando e facilitando todos os processos de averiguação da qualidade do produto, sendo que os métodos e procedimentos adotados são reconhecidos pelo MAPA.

Também tem uma preocupação e atuação no desenvolvimento de métodos de controle de contaminantes inorgânicos e resíduos de pesticidas.

2. COAQUA – COMITÊ DE ORGANISMOS AQUÁTICOS

O Comitê de organismos aquáticos do Sindirações é um órgão de apoio para os assuntos de ordem técnica corporativa. Este grupo realiza reuniões ordinárias com certa frequência para trocas de experiências e discussões de assuntos de interesse do setor de aquicultura. O COAQUA desenvolve e promove ações relacionadas à qualidade, segurança e rastreabilidade de alimentos para aquicultura.

3. COMITÊ DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS

O Comitê de Assuntos Regulatórios do Sindirações é formado por um grupo de empresas associadas que representam os diferentes segmentos da indústria de alimentação animal. Este grupo atua juntamente com os legisladores do MAPA em busca de uma regulamentação mais eficaz do setor como um todo. Através de reuniões internas e com o setor público, o trabalho concentra-se na formação, interpretação, apoio técnico e revisão das leis que regulam a indústria de alimentação animal.

4. COMITÊ DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF)

Esse grupo de trabalho coordena o programa de Certificaçãoem Boas Práticasde Fabricação e promove cursos de conhecimento das normas adotadas, treinamento para auditores internos e externos, implementação de HACCP entre outros. Também desenvolve o credenciamento do processo de certificação junto a organismos internacionais. Todas as atividades relacionadas com a rastreabilidade e a segurança do alimento.

5. COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS

É um Comitê composto por colaboradores das empresas associadas, que trabalham no intuito de assessorar o sindicato nas negociações trabalhistas do setor, analisar em conjunto as tendências de Recursos Humanos, suas dificuldades operacionais, trocas de experiências e propor ações ao Sindirações para defender interesses comuns de seus associados.

6. COMITÊ DE CRÉDITO E COBRANÇA DO AGRONEGÓCIO (GCA)

O GCA (Grupo de Crédito e Cobrança do Agronegócio) compreende um conjunto de empresas do agronegócio que, em parceria com instituição especializada em informação de crédito e apoio de entidades sindicais tem por finalidade exclusiva otimizar o processo de análise de crédito e redução do custo operacional.

7. COMITÊ DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS

Sua finalidade é analisar o impacto dos impostos nos diferentes segmentos dos negócios de alimentação animal, estudá-lo dentro da sua respectiva cadeia produtiva na pecuária brasileira e propor parcerias com outras entidades de classe, além de ações juntos ao Executivo e Legislativo para desonerar os tributos na agropecuária.

8. COMITÊ DE ADITIVOS NUTRICIONAIS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Atento às novas tecnologias, o grupo desenvolve trabalhos que comprovam a eficiência dos aditivos no processo digestivo, aumento da produtividade e benefícios ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

9. COMITÊ PET

O grupo de especialistas discute alternativas viáveis para atendimento das exigências científicas do órgão regulador (rotulagem, benefícios funcionais) e estuda economicamente como ampliar a comercialização (esclarecimento do proprietário, sistema e carga tributária) de alimentos para cães e gatos frente às oportunidades impulsionadas pela classe média emergente (nova classe C) que já representa mais da metade da população brasileira.

10. COMITÊS AD HOC

1. Uso racional de Antimicrobianos e Anticoccidianos
2. Controle de Contaminantes Inorgânicos
3. Benefícios Trabalhistas

SOMOS MEMBROS DE ALGUMAS CÂMARAS SETORIAIS E PROGRAMAS

• Câmara Setorial de Insumos Agropecuário
• Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho, Sorgo, Aves e Suínos
• Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina
• Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite Derivados
• Programa Nacional de Defesa Animal
• Laboratórios de Referência
• Grupos Especiais

CONSELHO TÉCNICO CONSULTIVO

Órgão de apoio e assessoria à Presidência, Diretoria Setorial e Coordenação Técnica e de Qualidade para os assuntos de ordem técnica a nível corporativo, ou seja, de interesses convergentes a todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva da alimentação animal. Servirá também de referência a outras Comissões Técnicas e Grupos de Trabalhos, órgãos governamentais, entidades nacionais e internacionais e instituições de pesquisa.

Localização


Exibir mapa ampliado

Endereço: Avenida Paulista, 1313 – 10 º andar – Cjs. 1050/1060
Cerqueira César – CEP 01311-923 – São Paulo/SP
Contato: (11) 3541-1212 Ramal 6
E-mail: sindiracoes@sindiracoes.org.br

Associados