fbpx

Notícias

Sindirações apresenta experiência Europeia no uso de antibióticos na produção animal

Compartilhe esse post

Ribeirão Preto/SP – No final de Março o Dr. Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações, participou do XI Congresso de Produção e Comercialização de Ovos, organizado pela Associação Paulista de Avicultura. Na ocasião proferiu palestra sobre a experiência europeia pós banimento dos agentes melhoradores de desempenho e seus efeitos de ordem sanitária, dentre eles, o aumento de doenças e mortes de animais; Embora o total de antibióticos utilizado diminuiu 26%, o uso terapêutico aumentou 223% (1998 a 2009); Enquanto a resistência à alguns antibióticos diminuiu, outros revelaram aumento da resistência em animais; O propósito do banimento não pareceu razoável porque quase nenhuma evidência sugere diminuição da resistência antimicrobiana em humanos.

Dr. Ariovaldo Zani/Sindirações, Dr. Oliveiro Caetano de Freitas Neto e Prof. Dr. Angelo Berchieri Jr./Unesp FCAV durante debate

 

Adicionalmente, compartilhou com o público de aproximadamente 200 produtores que a privação dos agentes melhoradores de desempenho em frangos de corte pode levar à uma conversão alimentar  estimada de 1,92 o que representa uma perda de 3,78% em relação à CA ideal de 1,85, além de perdas econômicas de quase R$ 400 milhões/ano e aumento no custo de produção de 3,2%, percentual até maior do que os 2,9%, apurados anteriormente na União Europeia. Além do mais, a redução no ganho de peso dos animais levaria a uma redução de lotes criados por ano, com menor utilização das instalações de criação e portanto, aumento nos custos fixos, acompanhados de desuniformidade de lotes, aumento no custo de abate, diminuição absorção nutrientes com aumento da carga de dejetos e aumento na incidência doenças entéricas com maior utilização de antibióticos.

Ariovaldo argumenta acerca da ausência de nexo causal e desmistificação da hipótese de transmissão de resistência dos animais aos seres humanos

Finalmente, complementou enfatizando a importância do uso racional das moléculas autorizadas (posologia e retirada), incremento na higienização da cadeia produtiva (fábrica ração, galpão, abate, frigorífico, varejo, lar, etc.), implementação, manutenção e cumprimento das normas BPF/APPCC/IN 65, monitoramento dos dados de incidência de enfermidades e resistência, respeito à legislação vigente e melhoramento contínuo da ambiência.

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL