Sindirações leva preocupação do setor ao secretário de política agrícola do MAPA

São Paulo, 24/07/212 – O Vice-Presidente Executivo do Sindirações, Dr. Ariovaldo Zani foi convidado a participar da reunião emergencial com o Dr. Caio Rocha, Secretário de Política Agrícola do MAPA e com o e com o coordenador de Cereais e Culturas Anuais do ministério, Dr. Silvio Farnese, por conta da crise atual consequente ao aumento dos preços de farelo de soja e milho utilizados na elaboração das rações para alimentação animal. As autoridades do Governo tem buscado informações com as principais lideranças empresariais na tentativa de minimizar os efeitos da explosão de preços motivada pelos efeitos climáticos na Argentina e Brasil e mais recentemente nos Estados Unidos.

Durante o encontro Zani justificou a dificuldade dos empreendedores face à combinação extremamente desfavorável determinada pelo custo da ração para frangos que desde o início do ano já subiu 35% enquanto o preço vivo pago ao produtor caiu 20%. No mesmo período a ração para suínos subiu 50% e o preço do animal pago ao produtor despencou mais de 30%. A razão é a forte valorização do farelo de soja que de Dezembro do ano passado para cá mais que dobrou de preço e o milho somente nesse mês já foi reajustado em mais de 40%, o que também afeta o desempenho dos empreendimentos voltados à produção leiteira, confinamentos, poedeiras, aquicultura e alimentos para animais de companhia.

O Executivo enfatizou que a situação se agrava ainda mais por causa dos atrasos no desembaraço aduaneiro provocados pelas paralisações dos auditores da Receita Federal e greve dos agentes da ANVISA que tem levado ao desabastecimento de vitaminas, aminoácidos, enzimas, etc., ou seja, dos aditivos que conferem a invejável produtividade e qualidade das carnes brasileiras que servem à mesa do consumidor doméstico e também alimentam os consumidores internacionais. O risco é o custo adicional de produção alimentar índices inflacionários e eliminar muitos da linha de consumo e também comprometer o saldo da balança comercial por perda de competitividade internacional.

Dr. Caio Rocha, secretário de Política Agrícola/MAPA, representantes da cadeia produtora e empresários do setor

Por fim os representantes (SINDIRAÇÕES, UBABEF, ABIPECS, ÍCONE, AGROCONSULT e avicultores independentes) entregaram ao secretário Caio Rocha um documento pautando a série de medidas emergenciais de estímulo ao abastecimento. No caso do milho, foi solicitada a realização urgente de Prêmio de Escoamento de Produção (PEP) para as regiões produtoras do setor avícola mais afetadas pelas altas do insumo, além de leilões dos estoques reguladores, além da ampliação da venda a balcão para produtores, estendendo a medida também para as agroindústrias, assim como o incremento dos mecanismos de manutenção do plantio da próxima safra do grão. Já para soja, a cadeia pleiteou o monitoramento dos níveis de exportação, a facilitação da importação de soja para manutenção do consumo interno e a priorização do abastecimento interno e obtenção de crédito emergencial para custeio e capital de giro das agroindústrias, frente aos aumentos nos custos de produção.