fbpx

Notícias

Sindirações trata de risco em Workshop com Embrapa

Compartilhe esse post

Chapecó/SC, 03.12.2014 – O Sindirações organizou conjuntamente com a Embrapa o Workshop “Contaminantes em Carnes de Suínos e Aves”, ocasião que reuniu 122 técnicos representando os setores de produção de carnes e fornecedores de insumos, laboratórios oficiais e privados além de profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pesquisadores e professores universitários.

Técnicos dos setores público e privado lotaram as dependências do recinto

Técnicos dos setores público e privado lotaram as dependências do recinto

O Vice-presidente Executivo do Sindirações, Dr. Ariovaldo Zani, registrou: “Durante o evento foi possível identificar quais pesquisas são prioritárias para o setor de produção de carne de aves e suínos e como a Embrapa pode apoiar a formação de uma rede de contatos para discussão do tema e apoio para as duas cadeias produtivas.”

Zani ressaltou as preocupações da indústria de alimentação animal em resposta à visão do consumidor contemporâneo e insistiu na necessidade de sistematização de um Núcleo de Gestão formalizado para Análise de Risco

Zani ressaltou as preocupações da indústria de alimentação animal em resposta à visão do consumidor contemporâneo e insistiu na necessidade de sistematização de um Núcleo de Gestão formalizado para Análise de Risco

O executivo do Sindirações discorreu sobre os Fatores de Mudanças nos Sistemas de Segurança Contemporâneos e Globais e elencou e priorizou os riscos a serem estudados pela coalizão público/privada brasileira, a saber: Contaminantes Inorgânicos (As, Cd, Pb), Resultados analíticos com grande dispersão; Farinhas de Origem Animal (Animais mortos, compostagem, bioenergia), Agentes Melhoradores de Desempenho (resistência bacteriana (antibióticos e coccidiostáticos), Beta-Agonistas (Ractopamina em suínos e Ractopamina/Zilpaterol em Bovinos corte confinados); Plasma Suíno (Desmistifcação PEDv), Micotoxinas em Grãos (Testes rápidos/baratos para verificação no recebimento), Dioxinas e PCBs (Pesquisa sobre formação nos processos produtivos de matérias-primas).

A programação do workshop incluiu também duas mesas-redondas que debateram o panorama dos resíduos na produção de rações e carne e a capacidade analítica e desafios para atender as demandas do setor para determinação de resíduos. O tema Contaminantes é muito debatido e recheado de controvérsias, portanto, o evento serviu para nivelar o conhecimento sobre o assunto, estimular o debate entre profissionais da área e formar uma rede de contatos para discussão e estudo do tema, além de verificar novas demandas da cadeia produtiva com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos consumidores.

Palestrantes que debateram durante mesa redonda: (Prof. Dr. João Palermo (USP), Dra. Elenita Ruttscheidt Albuquerque (PNCRC/MAPA), Dr. Ariovaldo Zani (Sindirações) e Dr. Cesar Lopes (Sindan)

Palestrantes que debateram durante mesa redonda: Prof. Dr. João Palermo (USP), Dra. Elenita Ruttscheidt Albuquerque (PNCRC/MAPA), Dr. Ariovaldo Zani (Sindirações) e Dr. Cesar Lopes (Sindan)

 

 

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL