Sinergia entre Sindirações e FAO

Brasília, 29/01/2014 – O Dr. Ariovaldo Zani esteve no escritório da FAO no Brasil cumprimentando pessoalmente o Dr. Alan Jorge Bojanic, Diretor FAO Brasil, pela campanha “ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR”, lançada nesse 2014.

Na ocasião, o Dr. Ariovaldo Zani aproveitou para apresentar os trabalhos que o Sindirações tem desenvolvido em conjunto com aquele organismo das Nações Unidas e com a International Feed Industry Federation/IFIF. Ele traçou uma cronologia, pontuada de sucesso e trabalho reconhecido e registrou que ainda em 2007 o Sindirações firmou compromisso com ambas as entidades supramencionadas e elaborou o IFIF FEED MANUAL que já foi traduzido para os idiomas inglês, francês, espanhol, mandarim e árabe.

Dr. Ariovaldo Zani, CEO Sindirações, Dr. Alan Jorge Bojanic/Diretor FAO Brasil e Carlos Alberto P. Albuquerque/Sindirações

Além disso, relembrou que a parceria Sindirações/IFIF/FAO resultou na organização do GLOBAL FEED & FOOD CONGRESS em São Paulo nas edições de 2005 e 2007 e que a entidade legítima representante da indústria brasileira de alimentação animal, desde então apoiou e participou ativamente da organização das edições seguintes, em 2009 realizada em Cancun e 2013 na África do Sul.

O Ariovaldo também comentou que ainda em 2008, a iniciativa e esforço dos maiores representantes da indústria de alimentação animal regional (Sindirações/Brasil, CONAFAB/México e CAENA/Argentina) com indispensável apoio da Direção-Geral da FAO em Roma/Itália e escritório regional FAO em Santiago/Chile culminou na fundação da FEEDLATINA (Asociación de las Industrias de Alimentación Animal de America Latina Y Caribe), entidade atualmente sediada em Montevideu no Uruguai.

Além disso, ratificou o engajamento do Sindirações – capitaneado pela International Feed Industry Federation/IFIF e alinhado à American Feed Industry Association/AFIA, European Feed Manufacturers Federation/FEFAC, China Feed Industry Association/CFIA, dentre outras – ao esforço de construir um corolário regulatório global harmonizado que possa facilitar o trânsito de mercadorias e acima de tudo assegurar a qualidade (alimentos seguros) e garantir o abastecimento global (segurança alimentar). Essa iniciativa tem sido capaz de aproximar os agentes regulatórios de diversos países e seus respectivos representantes da indústria (associações e companhias privadas), através do INTERNATIONAL FEED REGULATORS MEETING, evento anual, cuja sétima edição ocorreu recentemente em Atlanta/EUA.