Sistema Fiep aproxima empresas e pesquisadores da área de Biotecnologia Agroindustrial

Os setores atendidos foram: Biotecnologia aplicada à Indústria de Nutrição Animal, Agrícola e Florestal.

A Rodada Biotecnológica Agroindustrial é uma proposta do projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para a Indústria Paranaense, que, pelo grupo de trabalho denominado Rodada de Negócios Tecnológica Universidade/Empresa, trabalharam para concretizar as visões de futuro previstas no Roadmapping da Biotecnologia aplicada à indústria Agrícola e Florestal e Roadmapping da Biotecnologia aplicada à Indústria Animal.”

O principal resultado das rodadas de negócios são os contatos realizados durante o evento para possíveis oportunidades de parceria. (Foto: Sistema Fiep)

O objetivo do evento foi aproximar as empresas e pesquisadores para que esses pudessem interagir e estabelecer parcerias em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para o desenvolvimento de novos processos e tecnologias em biotecnologia aplicada à agricultura, florestas e nutrição animal. A Rodada Biotecnológica Agroindustrial incentivou a transferência de tecnologia, identificou as necessidades de pesquisas das empresas e as ofertas de pesquisas científicas das Universidades/Centros de Pesquisa, além de ter proporcionado esclarecimento aos profissionais do setor agroindustrial sobre inovação tecnológica.

A Rodada Biotecnológica Agroindustrial foi dividido em duas temáticas: Biotecnologia aplicada à Indústria de Nutrição Animal (dia 04 de junho) e Biotecnologia Agrícola e Florestal (dia 05 de junho). O evento aconteceu no Campus da Indústria, em Curitiba, e reuniu representantes de empresas, universidades e institutos de pesquisa do Paraná e São Paulo.

Estiveram presentes nove empresas e pesquisadores de diferentes instituições do estado do Paraná, totalizando um total de 72 encontros de oferta e demanda de pesquisa. A metodologia para esta integração foram encontros com duração de 30 minutos cada. Os escritórios de inovação dos centros de pesquisa também estavam presentes e puderam oferecer aos participantes orientações técnicas específicas para cada parceria discutida.

As instituições de ensino têm grande potencial de conhecimento e, de outro lado, está a indústria, que precisa atender as demandas dos consumidores. É preciso que aconteça uma interação e um alinhamento entre as partes e essa rodada permite essa aproximação entre universidade, instituições e empresas”, disse a representante do núcleo de Inovação Tecnológica e chefe da divisão de propriedade intelectual da Universidade Estadual de Maringá, Rejane Sartori, que participa das rodadas de negócios pela terceira vez.

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), que representa 150 empresas brasileiras, apóia a realização de rodadas de negócios. Para o coordenador de Assuntos Regulatórios e Qualidade do Sindicato, Bruno Caputi, o evento auxilia na busca da inovação no setor de nutrição animal. “Muitas empresas de nosso sindicato já procuram nas universidades estudos e inovações que possam melhorar a nutrição animal e esse evento aumenta ainda mais esse contato”, relatou.

Para auxiliar empresas, universidades e instituições, o Sindirações lançou o Compêndio Brasileiro de Alimentação Animal em 2013. O material pode ser adquirido por meio do sindicato. “É um guia prático, com diversos conteúdos técnicos sobre alimentação animal, legislação, matéria prima, aditivos, entre outros”, disse Caputi.

Para o coordenador técnico corporativo de nutrição animal da BRF, Uislei Orlando, o principal resultado das rodadas de negócios são os contatos realizados durante o evento para possíveis oportunidades de parceria. Segundo ele, é preciso transformar ideias em ações. “Precisamos transformar artigos da academia em práticas, tecnologias e aplicação nas empresas e indústrias”, destacou.

O gerente técnico em Pesquisa e Nutrição da empresa Poli-Nutri, André Viana Coelho de Souza, é a segunda vez que prestigia o evento e disse que retornaria. Marcelo Huber, empresário da Sanex, também é a segunda vez que participa do evento e lembrou que, após a Rodada Tecnológica em Nutrição Animal de 2012, foi desenvolvido um novo produto para a empresa. Huber também enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento do setor, e que mais empresas deviam participar, pois é uma ótima oportunidade de interagir com pesquisadores de diferentes instituições, e desenvolver projetos para elaboração de novos produtos.

A Rodada Biotecnológica Agroindustrial contou com os seguintes apoios – patrocinadores: CNPq, Sistema FIEP, Fytogen, Impextraco, Nutrimental, e instituições colaboradoras e apoiadoras: Sindirações, Embrapa Florestas, UEM, NIT-UEM, UFPR, Agência de Inovação da UFPR e da UTFPR.

Realização: CNPq e Sistema Fiep

Apoio: