fbpx

Notícias

“A situação requer conservadorismo”

Compartilhe esse post

Surto do coronavírus freia otimismo visualizado no início de 2020, porém, mesmo diante da atual crise, agro brasileiro enxerga oportunidades

“O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou, em comunicado oficial, a ministra do MAPA, Tereza Cristina.

Referindo-se às mudanças na rotina dos brasileiros, impostas pela pandemia do coronavírus, ela ressaltou a importância dos produtores diante desta crise: “São os nossos heróis, que neste momento estão lá no campo dando duro, produzindo e realizando a maior safra colhida neste País, batendo recorde um sobre o outro para alimentar nossa população”.

Como você, leitor, já deve ter visto, o coronavírus é uma família de vírus responsáveis por causar infecções respiratórias. Um novo agente foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. A Covid-19 vem abalando as estruturas globais desde então, pois ainda não há vacinas ou tratamentos específicos para esta variável. Assim, a prevenção é a nossa melhor alternativa, ou seja, conter a transmissão da doença. Leia mais…

Para ler a matéria na íntegra, clique sobre a imagem.

› SINDIRAÇÕES

Trabalhando junto à cerca de 60 entidades do setor, o Sindirações vinha convergindo forças para demonstrar e convencer o poder executivo que a alimentação é também uma atividade essencial à preservação da vida, além da saúde e da segurança. Deu certo. “Neste momento crítico, estamos garantindo o abastecimento da população. Afinal, para haver o bem-estar físico e emocional é preciso comer. Até mesmo no sentido de manter o sistema imunológico preparado para qualquer desafio”, pontua Ariovaldo Zani, vice-presidente Executivo do sindicato.

A luta segue para garantir a fluidez da logística da alimentação e demais suprimentos para os produtores, incluindo o transporte dos próprios animais até os frigoríficos e a atividade aduaneira. “A publicação de determinadas regras a nível municipal e estadual vem gerando dificuldades no trânsito, incluindo atraso nos pontos de checagem e vistoria, exigindo ações muitas vezes a nível judicial para que seja retomada a normalidade”, diz. Ainda assim, Zani garante que não foram registradas, até o final de março, reclamações quanto ao abastecimento de alimentos. “Estamos atentos”.

João Paulo Monteiro e Natália Ponse, da Redação

Acesse a edição completa 156 da revista xclusive feed&food, confira aqui, é gratuito!

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL