A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defende um novo modelo de concessão de ferrovias que seja competitivo e adequado às empresas transportadoras de produtos agropecuários, a partir da adoção de um novo marco regulatório para o segmento. Dados do Ministério dos Transportes mostram que o minério de ferro detém 76,6% de toda a carga transportada pela malha ferroviária brasileira, ficando o setor agropecuário com apenas 11,5%, situação que traz custos adicionais para o setor, especialmente na época do escoamento da safra de grãos.
Preocupada com essa situação, a CNA e outras 14 instituições representantes do setor produtivo estiveram reunidos na sede da CNA, em Brasília, para o I Encontro Nacional de Usuários do Transporte de Cargas.
Na ocasião, foram discutidos temas relevantes como a retomada de investimentos em infraestrutura e logística a partir de uma nova regulamentação do setor de transportes. Ao final do evento, a Minuta abaixo foi lida (clique na imagem para ver o documento completo):
A Minuta é assinada pelas seguintes Entidades:
ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal
ACIBRA
ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos
ANEC – Associação Nacional dos Exportadores de Cereais
ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga
APROSOJA
CECAFÉ – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil
CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
FEPLANA
Fórum Nacional Sucroenergético
IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores
SINDIRAÇÕES
SINDITABACO
USUPORT – Associação de Usuários dos Portos da Bahia