Sindirações

O Programa Feed & Food

Boas Práticas de Fabricação – BPF

Programa de Certificação do em Boas Práticas de Alimentação para Estabelecimentos de Produtos para Alimentação Animal passa a se chamar Feed & Food Safety – Gestão do Alimento Seguro.

Após um trabalho árduo e negociações constantes, o Eurep (Euro-Retailer Produce Working Group) finalmente reconhece as normas do SINDIRAÇÕES. Para garantir maior alinhamento com os tópicos e as tendências da produção internacional de alimentos, o programa de certificação foi renovado e compreende três estágios de certificação:

1) Nível 1 – BPF
2) Nível 2 – APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
3) Nível 3 – Certificado com equivalência internacional

O programa do SINDIRAÇÕES estende seu escopo a todos os segmentos do setor: fabricantes de ingrediente, premix, ração, suplemento, aditivo e pet food, entre outros.

Gestão do Alimento Seguro

Segurança do alimento com linguagem única em um mundo globalizado

O comércio internacional, as exigências na área de segurança do alimento e gestão da qualidade levam hoje a uma adequação e maior abrangência das regras para a produção de alimentos.

Com este direcionamento e para que o setor de alimentação animal no Brasil possa prover informações e evidências atualizadas, padronizadas e em linguagem globalizada, o Sindirações redefiniu a estrutura de seu programa de certificação. Alinhado com os mais recentes tópicos e tendências da produção internacional de alimentos, o programa adota agora a nomenclatura – Feed & Food Safety – Gestão do Alimento Seguro.

Com as revisões feitas, os requisitos estabelecidos nesta 3ª edição do Manual são similares aos exigidos nos programas de certificação mais disseminados em âmbito internacional. Isto permite que o protocolo de certificação Sindirações seja reconhecido como equivalente pelas diversas entidades que têm programas de certificação estabelecidos e verificados por organismos certificadores internacionais.

O reconhecimento permitirá que os certificados emitidos pelo Sindirações no Brasil sejam aceitos por clientes e entidades internacionais e que se relacionam com a indústria brasileira.

Mantendo a filosofia inicial de constante adequação e evolução, o programa é apresentado agora em três opções de certificação:

1. Certificação em Boas Práticas de Fabricação
2. Certificação em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
3. Certificação com Equivalência Internacional

As opções agora oferecidas permitem às empresas buscar por um certificado compatível com os seus objetivos e necessidades para a comercialização dos produtos.

As exigências para cada nível de certificação estão estabelecidas na lista de verificação a ser aplicada pelos organismos certificadores. O Manual tem o objetivo de ser uma referência mais abrangente e engloba todas as opções de certificados.

Serve também como referência bibliográfica sobre as boas práticas de fabricação, análise de perigos e pontos críticos de controle e requisitos de gestão da qualidade aplicáveis ao segmento de alimentação animal.

Vale ressaltar que os Organismos de Avaliação da Conformidade aprovados pelo SINDIRAÇÕES até o momento são:

» BRTÜV

» DNV

» Fundação Vanzolini / USP

» Gênesis Certificações

» SGS Brasil

» QIMA/WQS

Para informações detalhadas, contate-nos.

Documento para Download