fbpx

Notícias

(pseudo) ciência da (des) crença

Compartilhe esse post

A metamorfose estampada ao longo da história converteu respectivamente, cientista e ciência em sujeito e meio de produção de conhecimento e concebeu uma série de saberes e tecnologias em prol da sociedade global.

Na virada do século XVIII ao XIX surgia a “Ciência Moderna” (“A estrutura das revoluções científicas”, Thomas Kuhn), responsável pela disposição de um novo paradigma que derivou em método científico específico e que passou a trazer mais segurança e credibilidade aos estudos, por conta do aperfeiçoamento dos conceitos de experimentação, verificação e hipótese. O pesquisador, por sua vez, tornou-se guardião desse método, já que não bastava apenas utilizá-lo, mas defendê-lo frente às eventuais distorções e arbitrariedades impostas pelos ignorantes. Em resumo, o método científico reforçou o alinhamento entre pesquisador e ciência, afastando qualquer sobreposição ou submissão, processo onde ambos dialogam e estão a serviço de um ao outro.

Ainda em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC era fundada por um grupo de visionários conscientes da necessidade de promover o desenvolvimento social e econômico, em consequência do rescaldo pós-guerra que afligia a humanidade. Ademais, em 8 de julho também é celebrado o Dia Nacional do Pesquisador, profissional atuante em diversas áreas do conhecimento e que identifica problemas, constrói os experimentos, levanta hipóteses, verifica os dados e estabelece as conclusões finais. Leia mais…

Para ler a matéria na íntegra, clique sobre a imagem.

Leia essa e outras notícias da edição nº 171 da Revista xclusive feed&food, clicando aqui!

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL