fbpx

Notícias

Sindirações e CBNA trabalham juntos na organização do IV Workshop sobre Nutrição em Aquacultura

Compartilhe esse post

O encontro é voltado aos nutricionistas, acadêmicos, produtores de peixes e camarões e empreendedores em geral

O Colégio Brasileiro de Nutrição Animal se prepara para realizar em 7 de julho, o IV Workshop sobre Nutrição em Aquacultura, na Expo D. Pedro, em Campinas, SP. A programação deste Workshop, realizado em parceria com o Sindirações, foi desenvolvida pelo Comitê Aquacultura do CBNA, cuja coordenação está a cargo de Ariovaldo Zani.

Sindirações e CBNA trabalham juntos na organização do IV Workshop sobre Nutrição em Aquacultura, em julho.

O programa oficial está estruturado em dois grandes painéis (matérias-primas e pesquisa, qualidade e nutrição). Serão realizadas 9 palestras, duas mesas redondas e 1 espaço promocional. O encontro é voltado aos nutricionistas, acadêmicos, produtores de peixes e camarões, empreendedores em geral, entre outros. 

O IV Workshop sobre Nutrição em Aquacultura já conta com tudo organizado, apesar da postergação justificada por “força-maior”. A expectativa é realizar o workshop ainda em julho.

A aquicultura é parte integrante da nobre cadeia produtiva agropecuária e tem se mantido robusta, inclusive porque seus próprios empreendedores têm declarado compromisso com a manutenção da atividade e garantia da renda de tantos trabalhadores e respectivas famílias.

Ariovaldo Zani atua na elaboração do conteúdo, na escolha de palestrantes e na divulgação do programa à comunidade-alvo.

Nome de destaque do agronegócio e da produção animal brasileira, o coordenador Ariovaldo Zani tem mais de 30 anos dedicados à indústria de alimentação animal e participou do pontapé inicial na cadeia produtiva aquícola brasileira, juntamente com outros colegas (contemporâneos e até os mais jovens). Ariovaldo acredita em mais um evento de sucesso. Ele atua na elaboração do conteúdo, na escolha de palestrantes e na divulgação do programa à comunidade-alvo. Ariovaldo conta que o programa foi elaborado de maneira holística e integrada, ou seja, cada apresentação representa um pré-requisito para a seguinte. A ideia foi abordar a cadeia produtiva do começo ao fim (from farm to fork).

Entre os assuntos discutidos está a posição da aquicultura industrial como alternativa sustentável à futura demanda adicional de proteína animal. Ariovaldo afirma:

“O incremento da produtividade depende cada vez mais do desempenho zootécnico (ingredientes/processamento industrial e condições de criação/disponibilidade e qualidade da água). Adicionalmente, a redução do desperdício merece bastante atenção, uma vez que praticamente somente o filé do peixe tem sido aproveitado, salvo algumas raras iniciativas”.

Ele completa: “Apesar de constituir-se uma atividade relativamente recente quando comparada àquelas cadeias pecuárias tradicionais (avicultura, suinocultura e bovinocultura de corte e leite), a aquicultura brasileira promete conquistar posição destacada, já que o Brasil conta com recursos naturais indispensáveis para seu rápido desenvolvimento (13% da água doce do planeta, mais de 8 mil quilômetros de costa marítima, clima tropical e geografia favorável)”.

Confira a programação, clique aqui.

IV Workshop sobre Nutrição em Aquacultura

Dia 07 de julho de 2020
Local: Expo D Pedro, Campinas, SP
Atendimento CBNA:
Salette: (19) 9 9356-1468 | cbna@lexxa.com.br
Rita: (19) 9 9733-3118 | cbna@cbna.com.br
www.cbna.com.br

Mais informações: http://cbnaaquacultura.com.br

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL