Sindirações vai a Brasília solicitar agilidade no desembaraço aduaneiro em Santos/SP

Brasília, 24/02/2015 – O Vice-Presidente Executivo do Sindirações, Dr. Ariovaldo Zani, reuniu-se mais uma vez com o Secretário de Defesa Agropecuária, Dr. Decio Coutinho no gabinete do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a fim de tratar dos assuntos de interesse dos associados da entidade.

A ocasião foi oportuna para atualizar o status da agenda positiva que o Sindirações mantém com o MAPA, dentre os quais: Governança, Fiscalização e Monitoramento de Processos, Segurança alimentar e dos alimentos, Estabelecimentos e Produtos, Burocracia, Comércio Exterior e Competitividade do Exportador.

Ariovaldo (VP Sindirações) e Decio Coutinho (SDA/MAPA), além de Carlos Alberto (Sindirações), Fernando Freiberger (Superintendente MAPA/SC) e Odacir Zonta (Assessor Parlamentar)

Além disso, o Ariovaldo explicou que a cadeia produtiva já sofre com o desabastecimento de inúmeros insumos importados, por conta dos atrasos dos processos de desembaraço aduaneiro, sob responsabilidade da ANVISA (regime de dupla anuência MAPA/ANVISA) no porto de Santos/SP, além de outros prejuízos financeiros com as taxas decorrentes da retenção das mercadorias na zona portuária.

O Secretário comprometeu-se a prestar toda assistência ao setor na tentativa de uma solução mais apropriada e eficiente, inclusive levou a demanda à Ministra Katia Abreu que vai promover a interlocução junto ao Presidente da ANVISA o mais rapidamente possível.