“A mobilização de tecnologia é essencial para o desenvolvimento sustentável”

A alimentação adequada dos animais garante maior produtividade e menor impacto ambiental.

Em entrevista ao SustainAGRO, Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), fala dos importantes aspectos da nutrição animal como fator para a preservação ambiental. Segundo ele, a aplicação da tecnologia é fator preponderante para atender às demandas crescentes do mercado sem, contudo, ameaçar o fortalecimento da economia verde.

SustainAGRO – Quais os focos de trabalho do Sindirações para a implantação de práticas sustentáveis de produção?

Ariovaldo Zani – O foco do Sindirações é a mobilização da tecnologia, que é essencial para o desenvolvimento sustentável. Temos trabalhado para o esclarecimento das lideranças globais, na convergência de governança mais eficiente e que encare o desafio de praticar o que foi combinado ainda durante a Eco-92, ou seja, promover a integração, implantar de forma coerente o desenvolvimento econômico e  social e preservar o meio ambiente.

SustainAGRO – Existem exemplos de como a tecnologia aplicada à alimentação dos animais tenha gerado aumento da produtividade e redução dos impactos ambientais?

Zani – O Sindirações publicou, juntamente com pesquisadores da Embrapa, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Viçosa, o livro “Nutrição Responsável”, que vem sendo distribuído com intuito de demonstrar ser possível preservar para crescer. A publicação mostra os resultados das estratégias nutricionais aplicadas em experimentos de campo e baseadas no conceito de proteína ideal, caracterizada pela suplementação de aminoácidos industriais e pela redução do nível de proteína, da formulação com microminerais orgânicos de alta disponibilidade nutricional e da utilização da enzima fitase, que auxilia na digestão dos alimentos. O emprego desses elementos promoveu diminuição substancial na excreção de substâncias indesejáveis e gases de efeito-estufa, auferiu consideráveis ganhos no desempenho e metabolismo de aves e suínos, e, finalmente, valorizou a margem bruta e o índice de retorno ao produtor.

SustainAGRO – Qual sua avaliação sobre o papel do agro no desenvolvimento da produção de alimentos que, ao mesmo tempo, atende à demanda da população e preserva os recursos naturais?

Zani – A contribuição desse setor que alimenta, abriga, veste e serve consumidores domésticos e internacionais, encorpa o portfólio de ações sustentáveis que vai da matriz energética renovável à política agrícola de baixo carbono, e traduz-se em esforço necessário para a desmistificação de um Brasil poluidor. É fato, contudo, que tanto brasileiros quanto estrangeiros, ainda desconfiados, torcem para que os representantes do agro nacional assumam o protagonismo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e contribuam decisivamente no estabelecimento dos compromissos para garantia do futuro requerido pela humanidade.

Fonte: Site Sustainagro