SustainAGRO posiciona o agronegócio na Rio+20

Mais de 30 entidades brasileiras e internacionais se unem para tratar de economia verde e desenvolvimento sustentável na conferência da ONU

São Paulo, 21 de maio de 2012 – Organizações de diversos países que atuam na promoção e no desenvolvimento da agropecuária estão lançando a iniciativa SustainAGRO, concebida para reforçar a posição do setor como protagonista nos debates sobre economia verde e redução da pobreza, temas principais da Rio+20.

O movimento pretende apresentar práticas agrícolas sustentáveis, adotadas no Brasil e em outros países, e que são consideradas cases de sucesso, pois reúnem características de aumento de produtividade e proteção ao meio ambiente.

Todo o material do SustainAGRO está reunido em www.sustainagro.org, site trilíngue que apresenta vídeos, artigos, entrevistas com os principais interlocutores da iniciativa e cases de sustentabilidade. Além do site, o SustainAgro também está no Facebook, no Twitter e no YouTube.

De acordo com André Nassar, diretor da RedeAgro – um dos mais de 30 parceiros do SustainAGRO –, o Brasil e a América Latina, em especial, desempenham um papel vital para a produção e a exportação de alimentos para o mundo. “Acredito que o melhor caminho para aliar o aumento da produção de alimentos à preservação dos recursos naturais é investir em uma estrutura de produção tipicamente comercial, incluindo a agricultura familiar”.

Na mesma linha, Adriana Brondani, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), ressaltou a necessidade de aumentar a produção agrícola por meio da integração de tecnologias. “Seremos cerca de nove bilhões de habitantes no planeta em 2050, e haverá uma demanda crescente por segurança alimentar e alimentos mais acessíveis, questão estratégica para a erradicação da pobreza e sistemática redução da fome no globo”.

A Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio

ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

Abisolo – Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos, Organominerais, Biofertilizantes, Adubos Foliares, Substratos e Condicionadores de Solos

ABIFINA – Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades

ACTA – Asociación de Cámaras de Tecnologia Agropecuaria

AgroBio – Associação das Empresas de Biotecnologia na Agricultura e Agroindústria

AGRO-BIO Colombia – Asociación de Biotecnología Vegetal Agrícola

AgroBio México

ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos

ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal

ARES – Instituto para o Agronegócio Responsável

ArgenBio – Consejo Argentino para la Información y el Desarrollo de lá Biotecnología

ASA – Asociacion de Semilleros Argentinos

ASBRAM – Associação Brasileira de Indústrias de Suplementos Minerais

CAAPAS – Confederacíon de Asociaciones Americanas para La Agricultura Sustentable

CASAFE – Cámara de Sanidad Agropecuaria y Fertilizantes

CÉLERES – Consultoria agrícola

CENARGEN – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

ChileBIO – Asociación Gremial ChileBioCropLife

CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia

CLI – CropLife International

CropLife LA – CropLife Latin America

ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais

InpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias

ISAAA – International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications

Febrapdp – Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras

RedeAgro – Rede de Conhecimento do Agro Brasileiro

Sindag – Sindicado Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola

Sindirações – Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal

SouAgro – Iniciativa multissetorial de empresas e entidades representativas do agro brasileiro

Zinc – International Zinc Association

Clique na imagem abaixo e vá direto ao site:

Sobre o SustainAGRO – Movimento formado por mais de 30 organizações, de diversos países, que atuam na promoção e no desenvolvimento da agropecuária. A parceria tem como objetivo promover a importância das práticas sustentáveis no setor e sua indispensável contribuição para o desenvolvimento da economia verde.

Sobre a Rio+20 – A Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho de 2012. O evento tem como objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implantação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Perspectiva Assessoria de Comunicação
Arnaldo de Sousa – Tel: (11) 3706-3333 ramal 2209 / (11) 9194-3553 arnaldo.sousa@sustainagro.org

Débora Marques – Tel: (11) 3706-3333 ramal 2234 debora.marques@perspectivabrasil.com.br

Diretora de Atendimento