fbpx

Notícias

A nutrição animal em evolução

Compartilhe esse post

Objetivo não é mais uma máxima performance zootécnica; mas, sim, produção cada vez mais sustentável, com eficiência social e ambiental ótima

No contexto global, o desenvolvimento político, econômico, social, ambiental e tecnológico atua como estímulo à sociedade contemporânea no sentido de inovar diante da complexidade e incerteza presentes e resultantes de um mundo altamente interconectado, que passa por profundas transformações, cada vez mais rápidas.

Esses fatores, logicamente, impactam no agronegócio e na produção de alimento. Identificar tais demandas, analisar e compreender são atitudes fundamentais para o setor seguir no curso da evolução.

“O consumidor contemporâneo clama por respeito ao bem-estar animal, garantia de alimento saudável e cuidado com o meio ambiente, tripé de demandas indiscutivelmente justas, mas que constitui fatores inflacionários compulsórios”, pondera o médico veterinário Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal.

No último mês de novembro, o planeta Terra ultrapassou a marca de 8 bilhões de habitantes; e as estimativas indicam para 2050 um patamar de 9,7 bilhões, de acordo com a ONU, a Organização das Nações Unidas.

E quais são os insights extraídos dessas projeções para o agro? “Na metade deste século, a humanidade demandará mais de 200 milhões de toneladas de carne de aves, aproximadamente 150 milhões de toneladas de carne suína, algo em torno de 108 milhões de toneladas de carne bovina e mais de 113 milhões de produtos da aquicultura”, insere Zani.

Porém, como reforça o executivo do Sindirações, o apetite cobiçoso por proteína animal depende do incremento do PIB, principalmente na China, Índia e Estados Unidos. “A elevação de renda per capita influencia o aumento do consumo de alimentos e energia, que aumentam a emissão de carbono na atmosfera, requerem e poluem muito mais água”, ressalva.

Deste modo, é imprescindível destacar a necessidade e o desafio de manter em equilíbrio a segurança alimentar e o cuidado com o meio ambiente. “As práticas agropecuárias influenciam a sustentabilidade do planeta, assim como as necessárias medidas para mitigação das emissões comprometem os sistemas alimentares que abastecem os mais pobres”, justifica o médico veterinário. Leia mais…

 

Para ler a matéria na íntegra, clique sobre a imagem.

Confira essa e outras notícias da edição n.º 190 da Revista feed&food, clicando aqui!

 

Fonte: Revista feed&food – n.º 190

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL