Brasília, 22 janeiro de 2019: O novo secretário Executivo do Ministério da Agricultura Dr. Marcos Montes, atendeu pedido de audiência do Sindirações e recepcionou em seu Gabinete o Dr. Ariovaldo Zani, vice-presidente Executivo do Sindirações
Na ocasião, o executivo do Sindirações registrou a satisfação de contar com a experiência do novo secretário, uma vez que ele já fora presidente da Frente Parlamentar Agropecuária e conhecedor das dificuldades que atormentam o dia a dia do produtor e da cadeia produtiva respectiva.
O Ariovaldo aproveitou a oportunidade e alertou o Secretário sobre os riscos consequentes aos anúncios da Petrobrás sobre a iminente descontinuidade das linhas de produção (fábricas em Camaçari/BA, Sergipe, Paraná) e o profundo comprometimento no abastecimento local de amônia, CO2, e ureia pecuária utilizada na alimentação de bovinos.
Ademais, insistiu que o MAPA precisa acelerar o processo de simplificação dos procedimentos envolvidos no comércio exterior (emissão de certificados de origem, aceitação de certificação/BPF privada internacional, interlocução/comunicação intra departamentos do MAPA e com o Itamaraty), e alinhados ao slogan de “abertura comercial/atração investimentos”, propagandeados pelo Executivo Federal recém eleito.
O Secretário agradeceu a visita e prometeu avaliar com brevidade as proposições do Sindirações.
Ratificou que a Secretaria Executiva/MAPA continua mantendo as portas abertas para acolhimento das sugestões formuladas pela entidade representativa do setor de alimentação animal brasileiro.