“Esforço contínuo na obtenção de alimentos mais seguros”
ROMA/ITÁLIA, OUTUBRO 2014 – Cada vez se torna mais flagrante observar que os inúmeros desafios do setor da alimentação animal não podem ser alcançados por uma única ação ou interface.
O esforço colaborativo entre as partes interessadas é mandatória, à exemplo da relação que a FAO mantém com a indústria de alimentação animal global.
Nos dias 02 e 03 de outubro de 2014, a FAO e a IFIF (International Feed Industry Federation) reuniram-se mais uma vez em Roma e abordaram conjuntamente alguns dos principais desafios do setor a fim de eliminar a fome, melhorar a nutrição e reduzir a pobreza rural.
A reunião contou com a presença dos Srs. Roberto Betancourt e Bruno Caputi, respectivamente diretor presidente e coordenador de assuntos regulatórios e de qualidade do Sindirações, e foi aberta pelo Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva, que destacou a importância de parcerias com o setor privado no apoio à produção sustentável e salientou a importância da segurança alimentar e nutricional, assim como a dos alimentos de origem animal, absolutamente relevantes à dieta segura, equilibrada e saudável.
Delegados da indústria de alimentação animal de todo o mundo (entre outros países da União Europeia, EUA, Brasil, China, África do Sul, Turquia, Austrália), representando mais de 80% da produção mundial de alimentos para animais estiveram presente na reunião. O presidente da IFIF enfatizou que o setor continua focado nas metas para 2050, envolvendo a ciência, segurança, sustentabilidade e nutrição dos alimentos para humanos e animais; ainda inovação e pesquisa; parcerias com toda a cadeia de valor alimentar; comércio justo e acesso a mercados, compromissos acordados entre a IFIF e FAO.
Durante a reunião, ainda foram trabalhados temas relacionados à sustentabilidade do setor e iniciativas com objetivo de reduzir o impacto ambiental na alimentação animal. Assim como, a continuidade das ações de promoção global voltadas aos conceitos de qualidade na produção de alimentos, a organização do próximo Encontro de Reguladores em Atlanta/USA e o Global Feed & Food Congress a ser realizado na Turquia em 2016.