fbpx

Notícias

Justa homenagem aos pioneiros do setor

Compartilhe esse post

Conforme você conferiu nas páginas dessa edição, no final do ano passado, o Sindirações alcançou o sexagenário e compartilhou com alguns pioneiros da indústria de alimentação animal a emoção de iniciar uma nova jornada, a etapa da “melhor idade”. Os homenageados são e foram profissionais que resistiram às incertezas, anteciparam o futuro, incentivaram pessoas, conduziram projetos, inspiraram ideias e superaram metas.

O Dr. Fabiano Fabiani e o Dr. Fernando Dias, respectivamente fundadores da Cia. Zootécnica Tortuga e Rações Primor – foram representados por parentes que saudosos agradeceram pela gentil lembrança dedicada aos seus entes queridos que já se foram. O Astor Hauschild – que por décadas perfilou os quadros da antiga Purina Alimentos/Agribrands -, assim como o Stephen Wey – que comandou as operações da Braswey/Rações Anhanguera – também merecedores de respeito não puderam comparecer porque viajavam cuidando dos negócios do dia a dia.

Complementando a galeria dos notáveis, o Dr. Thor Haaland, fundador do grupo Mogiana/Guabi, discursou em nome dos pioneiros da indústria brasileira de alimentação animal, seus contemporâneos que também empreenderam, assim como ele o fizera e bem sucedera.

Por haver participado no passado da equipe de colaboradores do Dr. Thor Haaland por mais de uma década, tomei a liberdade de mirar minhas considerações nele, embora seja justo e flagrante afirmar que se aplicam integralmente aos demais, empreendedores bem sucedidos, todos líderes dotados de propósitos que aprendi a valorizar durante minha convivência com eles.

Com satisfação enalteço esse empresário justo, que além de carismático priorizou o caráter, e dotado de sabedoria ímpar e valores inegociáveis, permitiu a si próprio administrar o tempo em prol da sua família e com paciência exercitar a necessária mordomia.

Ele me fez perceber que os que aspiram à liderança devem ser examinados de perto e só então aprovados, pois o caráter é essencial à perfeita liderança e deve ser  cultivado pela agregação de sabedoria e de compreensão, as quais demandam dedicação e paciência. Esse notável empreendedor sempre explorou esses recursos com as ferramentas corretas e muita persistência, vigor e paixão.

A sabedoria que brotou dele tornou-o capaz de fazer mais que simplesmente expressar a visão e os valores de um líder. Com sabedoria exercitou o tipo de caráter do qual fluem visões e valores sublimes e que levaram as pessoas ao prazer de segui-lo, além de nunca ter deixado de cultivar as boas qualidades da liderança. Aliás, independentemente da qualidade com que dominava uma habilidade, a escolha de como usá-la apropriadamente, sempre foi uma questão do seu caráter mais do que dela própria.

Ele jamais demonstrou quaisquer ganchos morais ou de comportamento que pudessem desqualifica-lo para a liderança e sempre revelou-se capaz de equilibrar sua vida pessoal e a vida em público, motivo pelo qual me espelho nele, já que continuo investindo na qualidade necessária para viver com excelência e construir uma vida reconhecidamente extraordinária.

Algumas pessoas são espertas ou astutas, outras bem informadas ou que contam com excelente preparo acadêmico, embora poucas demonstrem a profundidade serena da sabedoria que acumularam. Esse mencionado criador de talentos carrega consigo a verdadeira sabedoria, muito rara, por sinal.

O cotidiano continua testemunha contumaz que seus valores são verdades inegociáveis e incontestáveis que movem e direcionam seu comportamento, cujo impulso motivacional, ditaram a razão pela qual ele fez as coisas.

Finalmente, suas atitudes revelaram que atentou para o tempo, recurso mais precioso, e que sua mordomia não deve ser menosprezada, já que compreendeu que se não se preocupasse com a brevidade da vida e desse o devido valor ao tempo, sem importar-se se é longo ou curto, jamais conseguiria um coração sábio. Apesar de doloroso, compreendeu que enquanto estiver neste mundo, simplesmente não terá tempo suficiente para realizar tudo que seu coração desejou e tudo que seria capaz de realizar.

As virtudes do Dr. Thor Haaland, Stephen Wey e Astor Hauschild confundem-se com as memórias do Dr. Fabiano Fabiani e Dr. Fernando Dias, e convergem para os mesmos adjetivos: homens de palavra e de boa reputação, irrepreensíveis, moderados, sensatos, respeitáveis e didáticos, amáveis, alegres e pacientes, bondosos, dignos e confiáveis.

Eu me junto aos associados do Sindirações, aos representantes da indústria de alimentação animal e do agronegócio Brasileiro e declaro que nesse mundo permanecerá o legado desses pioneiros que nos orgulham e continuarão influenciando gerações e gerações.

“Permanecerá aquilo que eles ensinaram!  As marcas que eles deixaram!”

Veja a matéria na íntegra clicando na imagem abaixo

revista-feed-food-fev14

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL