Sindirações no 8th International Feed Regulators Meeting

Entre os dias 26 e 28 de janeiro, a cidade norte americana de Atlanta/GA recebeu o 8º International Feed Regulators Meeting (IFRM).  Organizado anualmente pela IFIF e pela FAO, o evento é um fórum mundial de discussão entre legisladores, setor privado e entidades representantes do setor de alimentação animal e ocorre concomitantemente com umas das maiores feiras do mundo em avicultura, o International Production & Processing Expo. Nessa edição, o IFRM atingiu um recorde de público com mais de 120 participantes.

international_1

O setor privado brasileiro esteve representado no IFRM. Além de membros da indústria brasileira, o Sindirações participou ativamente com três palestrantes em diferentes assuntos discutidos. O primeiro tema abordado foi uma atualização das ações do Codex alimentarius para o setor de alimentação animal, como a redução de fumonisinas em milho e os riscos em comércio de alimentos entre países. Na sequência, alguns reguladores comentaram sobre como funciona a área regulatória de seus países e solicitaram um diálogo mais próximo entre o Codex e governantes.

international_2

Já no terceiro painel sobre Desenvolvimento em Capacidade na Segurança do Alimento, o evento contou com a presença da Sra. Angela Pellegrino Missaglia, consultora do Sindirações, que discursou sobre a necessidade de uma confiança maior entre os reguladores e a indústria, além de abordar a realidade do setor no Hemisfério Sul. Outro tópico abordado foi o Registro de Produto e Acesso a Mercados, no qual o Sindirações participou com a palestra sobre o processo de isenção de registro, ministrada por Bruno Caputi, coordenador de assuntos regulatórios e qualidade do Sindicato.

international_3

Outro assunto bastante controverso mundialmente e que foi discutido nesse encontro foi o uso de antimicrobianos na alimentação animal. Este tópico foi introduzido com a palestra do Prof. Marcos Rostagno, da Purdue University, que abordou a complexidade do tema e ressaltou que o assunto deve ser mais discutido antes de serem tomadas quaisquer ações regulatórias.

international_4

Durante o encontro também foram abordados assuntos como o desenvolvimento da capacidade em segurança dos alimentos e a sustentabilidade do setor, além de ações futuras da IFIF e da FAO regional e mundialmente para a alimentação animal, como envolvimento de mais representantes políticos. A IFIF destacou que sua próxima bandeira será Bioeconomia.

Para mais informações acesse o site: http://www.ifif.org/about/new/50