fbpx

Notícias

Desprezou o milho e acabou comendo o farelo!

Compartilhe esse post

A FAO tem demonstrado otimismo e projetado incremento na relação entre estoque e demanda global dos cereais em geral nessa temporada 2012/2013, ou seja, 22.1% quando comparado à relação de 21.7% apurada no período 2011/2012, embora o mesmo raciocínio aplicado ao milho reserve cautela, porque a projeção da relação estoque x uso decresce de 15% para 14.2%.

Diante de perspectivas mais pessimistas da produção agrícola para a safra 2012/2013 é possível que os preços globais dos alimentos atinjam níveis mais altos e se aproximem perigosamente daqueles observados em 2008 e 2011.

A desvalorização do dólar americano, o aumento dos preços do petróleo, aliado às condições climáticas adversas – frio extremo na Europa e secas na América do Sul e sudoeste dos Estados Unidos – e a forte demanda da Ásia – especula-se que a China tenha importado 1,5 milhão de toneladas de milho americano somente no primeiro trimestre – contribuíram preponderantemente na alta de 8% verificada nos últimos quatro meses nos preços globais dos alimentos que se situam apenas 6% abaixo do pico histórico verificado em Fevereiro do ano passado, de acordo com relatório do Banco Mundial publicado recentemente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a necessária substituição do combustível fóssil por fontes energéticas mais limpas encontrou no milho o insumo de produção de etanol, cujo preço do grão triplicou desde 2002 e  o biocombustível consumiu 40% da safra colhida no ano passado.

É flagrante observar, portanto, que a intensidade daquela iniciativa impactou positivamente a mobilidade e a qualidade do ar, todavia o efeito indireto pressionou a cadeia de produção, prejudicou sobremaneira os produtores de aves e suínos e fez aumentar o preço dos alimentos com comprometimento do acesso deles pelos consumidores.

Graças a Deus o Brasil não carece do biocombustível de milho que supriu a demanda de 40 milhões de toneladas da indústria de alimentação animal e que projeta consumo de mais de 60 milhões até 2020.

Esse nosso país tropical abençoado por Deus conta com a cana-de-açúcar que coleciona diversas vantagens sobre o milho na produção de etanol, ou seja o dobro da produção em litros por hectare, balanço de energia positivo, redução de 61% na emissão de CO2 quando comparado à gasolina, além de não exigir qualquer subvenção governamental.

Tomando o exemplo americano percebemos que a volatilidade dos preços é conseqüência da busca inexorável pelas extravagâncias do conforto, mas também pode resultar da enganosa sedução da vida ecologicamente correta.

A hipótese utópica de uma economia abusivamente “verde” não se sustenta em balanço financeiro “vermelho”, nem sobretudo enche a barriga do consumidor “empalidecido” pela fome.

Gandhi já alertava: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”.

Ariovaldo Zani é vice-presidente executivo do Sindirações

Fonte: Revistas Avicultura e Suinocultura Industrial online
Segunda – feira, 30 de Abril de 2012.

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL