II Fórum de Vitaminas do Sindirações trouxe importantes conclusões para o setor de alimentação animal

Vitaminas não são comodities, são essenciais para manter a qualidade do produto e a alimentação adequada dos animais. Cada fabricante tem um processo produtivo e uma formulação que imprime características distintas em seus produtos

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações realizou a segunda edição do Fórum de Vitaminas, que reuniu 120 participantes de empresas e indústrias de vitaminas e ingredientes para nutrição animal. O Fórum teve como objetivo compartilhar conhecimento, e foi essencial para desmistificar mitos e trazer informações técnicas sobre a funcionalidade dos estudos e composição das amostras a fim de despertar cada vez mais o conhecimento sobre o segmento da nutrição animal.

Realizado pela primeira vez em 2018, e retornando este ano após a pandemia, o II Fórum de Vitaminas contou com o apoio do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outras associações do setor. Para Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, “o evento foi uma jornada de conhecimento sobre a essencialidade do Sindirações de atuar como interlocutor da produção de insumos e vitaminas. O Fórum é importante para debater sobre como funciona a produção, além da importância das vitaminas para alimentação animal, armazenamento, cuidados, preparos, avaliação de resultados e análises dos produtos”, disse.

No Brasil, não há uma padronização da metodologia, mas alguns laboratórios, inclusive com o apoio do Sindirações, estão tentando mudar isso. Cada fabricante tem um processo produtivo e uma formulação que imprime características distintas em seus produtos, como: estabilidade, biodisponibilidade, presença ou não de contaminantes. Tudo isso é essencial para não se considerar as vitaminas como comodities. Conhecer melhor as características das vitaminas é essencial para manter a qualidade do produto e a alimentação adequada dos animais.

Conclusões importantes do II Fórum de Vitaminas

A multidisciplinaridade e diversidade de palestrantes foram essenciais para trocar conhecimentos. Ao longo do dia de palestras e argumentações, o II Fórum de Vitaminas deixou importantes conclusões para o setor:

– Os laboratórios precisam conhecer os processos de produção das vitaminas, em conjunto com os produtores. São diversos os fatores que afetam a estabilidade das vitaminas, e isso ocorre durante as diversas fases da produção das rações animais, o que impactam diretamente na manutenção dos níveis adicionados e por consequência, a quantidade final que chega até os animais.

– A biodisponibilidade e a segurança na produção são pontos chaves para a qualidade das vitaminas:

– Importância de fazer uma seleção química mais estável por meio de testes de eficácia;

– Fazer uma seleção de características físicas que garantam uma melhor miscibilidade e facilidade para fabricação;

– O tipo de tecnologia empregada na formulação da vitamina, define a qualidade final do produto comercial.

– O fundamento da formulação de produtos deve seguir alta qualidade e rastreamento das matérias primas, componentes ativos (vitaminas, carotenoides, enzimas e eubióticos), tecnologia, e performance do produto (manuseio, mistura, estabilidade e biodisponibilidade)

– O ciclo de desenvolvimento da produção das vitaminas é primordial e deve seguir um ciclo composto por: formulação, avaliação da aplicação, avaliação in vivo, industrialização, lançamento do produto e feedback do mercado.

– Para manter a qualidade e capacidade de mistura das vitaminas com as rações, é essencial avaliar todas as características físicas das vitaminas; escolher equipamentos de mistura que tenham densidade e perfil granulométrico compatível com a dos produtos a serem misturados; observar e seguir especificações dos equipamentos e definir uma ordem de ação dos produtos a serem colocados no misturador.

– As vitaminas atuam como catalisadores ou reguladores metabólicos. Dessa forma, participam de uma série de reações do organismo, com ênfase no aumento da produtividade dos animais e fortalecimento do sistema imunológico.

O Fórum foi organizado pelos integrantes da Comissão de Métodos Analíticos, responsáveis pela organização e definição da programação e dos palestrantes. A Comissão é uma das mais antigas do Sindirações, e se reúne há mais de 30 anos, com a finalidade discutir a elaboração e a avaliação de metodologias analíticas. É composta por membros da indústria, a maioria profissionais de laboratórios de empresas de nutrição animal. Possui caráter técnico-científico e conta com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), além da colaboração de entidades como a EMBRAPA Pecuária Sudeste.

Fonte: Sindirações