Notícias

Once upon a time… again?

Compartilhe esse post

“Parece que os “auto-intitulados” líderes contemporâneos terão de buscar o equilíbrio entre as falências e os falecidos.”

Uma profunda recessão econômica atingiu globalmente o sistema capitalista no final da década de 20 e foi responsável pela Grande Depressão. As principais causas da crise foram a superprodução e a especulação financeira, oriundas do padrão de vida dos norte-americanos nas primeiras décadas do século 20, já que os EUA surfavam na elevada prosperidade econômica, pleno emprego e indústria em rápida expansão que estimulavam o consumo e a imensa ampliação do crédito. Estabelecido esse “cenário econômico de ouro”, o investimento crescente no mercado financeiro impulsionava também desordenada especulação.

Outrossim, o insuficiente incremento da massa salarial não conseguia acompanhar a turbinada atividade econômica, enquanto a super oferta de bens e mercadorias enfrentava baixa demanda, frente ao comprometido poder de compra do consumidor. Pois bem, com a Quinta-feira Negra, veio então o crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929, quando enxurrada de investidores venderam simultaneamente suas ações e provocaram o caos.

Naquela época, o PIB despencou, o desemprego chegou em massa, a balança comercial e o setor financeiro se desestabilizaram, a produção industrial submergiu, os salários minguaram, milhares de empresas faliram e muitos investidores, da noite para o dia, perderam todo o patrimônio. Leia mais…

Para ler a matéria na íntegra, clique sobre a imagem.

Vitrine Agro
Por Ariovaldo Zani e Gabriel Zani

 

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL