Perspectivas de maior expansão

“Apesar do ritmo mais lento dos negócios, indústrias esperam aumento nas vendas no segundo semestre e também oferecem produtos alternativos mais baratos”

Considerados dois dos maiores segmentos da cadeia de produção pecuária do país, as indústrias de alimentação animal e a de produtos veterinários fecharam 2022 com crescimento, embora com índices bastante distintos. A indústria de ração animal foi a que apresentou o avanço mais tímido, de 1,3% enquanto a de produtos veterinários registrou expansão de 14%.

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), o percentual corresponde a uma produção de aproximadamente 82 milhões de toneladas de rações e mais 4 milhões de toneladas de sal mineral, no período de janeiro a dezembro do ano passado. O crescimento foi puxado pelo segmento de avicultura de corte, que respondeu pela maior demanda de rações, em números absolutos, e continua com ritmo intenso.

Em termos percentuais, no entanto, o maior aumento foi registrado nos alimentos para cães e gatos, com alta de 7%eo montante de 3,7 milhões toneladas, e na suinocultura, com 4,5% de elevação e 20,6 milhões de toneladas comercializadas, de acordo com o Sindirações. Para este ano, os segmentos com melhores perspectivas de desempenho, em termos percentuais, são os de rações para peixes e camarões, alimentos para cães e gatos, além da alimentação para suinocultura.

A estimativa do sindicato é que a indústria de alimentação animal brasileira movimente RS 150bilhões neste ano somente com as matérias-primas excluídas aí as despesas industriais, embalagens, margens de lucro etc. – de origem vegetal (milho, farelo soja etc.), animal (farinhas e gorduras de origem animal, minerais e aditivos de síntese química e biofermentação).

Para Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, embora a expectativa do setor fosse avançar 3,5% em 2022, o crescimento de 1,3% pode ser considerado positivo diante das dificuldades enfrentadas pela indústria e que ainda persistem. De acordo com ele, o desempenho no primeiro semestre deste ano, no entanto, está dentro das expectativas e o ritmo de crescimento parece ter ficado mais rápido em relação ao mesmo período do ano passado. Leia mais…

Para ler a matéria, clique sobre a imagem.

Fonte: Valor Setorial – Julho/2023