fbpx

Notícias

Sindirações marca presença em Workshop da FAO sobre Avaliação do Ciclo de Vida em Alimentação Animal

Compartilhe esse post

O Coordenador de Assuntos Regulatórios do Sindirações, Bruno Caputi, esteve presente entre os dias 08 e 10 de julho no Workshop da FAO sobre Avaliação do Ciclo de Vida em Alimentação Animal, representando a indústria brasileira de alimentação animal, realizado em Beijing – China, na sede da Academia de Ciências Agrícolas da China.

Grupo de especialistas que estiveram presentes no Workshop da FAO sobre Avaliação do Ciclo de Vida da Alimentação Animal - China

Este workshop foi parte integrante de um projeto chamado LEAP Partnership, uma Parceria na Avaliação e Desempenho Ambiental da Pecuária, hospedado e gerenciado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Esta parceria reúne indústria, governos, representantes da sociedade civil, ONGs e especialistas no assunto. O objetivo da parceria é melhorar o desempenho ambiental das cadeias produtivas ligadas a pecuária através do desenvolvimento de uma orientação internacional robusta para avaliação ambiental. A alimentação animal é uma parte muito importante destas cadeias produtivas e, como tal, foi um dos primeiros grupos técnicos estabelecidos.

Atualmente, existem várias iniciativas com diferentes métodos e abordagens para avaliar a performance ambiental da pecuária. Esta variabilidade de métodos causa confusão e torna difícil a comparação de resultados e a definição de melhorias. Com a crescente demanda por produtos mais sustentáveis, existe sempre o risco eminente da discussão sobre como a sustentabilidade é mensurada e como as metas devem ser definidas.

Para diminuir estas diferenças, durante os próximos meses, este grupo de assessoramento técnico em alimentação animal, composto inicialmente por representantes de 16 países, sob o “guarda-chuva” da FAO, irá desenvolver de comum acordo uma metodologia internacional para avaliar o desempenho ambiental dos sistemas de alimentação animal. Essa metodologia é baseada na ferramenta de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

Foram feitas apresentações dos diferentes sistemas de produção de rações nos países

O workshop teve como objetivo desenvolver um amplo debate sobre os diferentes sistemas de produção de alimentos para animais do mundo. E com essa informação trabalhada, será mais fácil desenvolver uma metodologia internacional comum para avaliar o impacto do setor no meio ambiente e seu desempenho no tocante a sustentabilidade.

Seguem os temas trabalhados no workshop: 

– Diferenças entre os sistemas de produção de alimentos para animais no mundo;
– Comparativo comum para a metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV);
– Discussão e opiniões sobre o projeto de ACV para alimentação animal;
– Discussão sobre o guia com a metodologia de ACV proposta para alimentação animal;
– Metodologia de cálculo para uso da terra e para as alterações do uso da terra;
– Estudos de casos e testes de aplicação.

Ao fim do evento, pode-se perceber que existem inúmeras particularidades entre os sistemas dos diferentes países representados no workshop. O que traz um grande desafio pela frente, o de desenvolver uma metodologia que seja aplicável para os diferentes níveis de tecnificação e desenvolvimento dos países produtores de alimentação animal, variando desde sistemas totalmente tecnificados para aqueles de agricultura de subsistência.

O SINDIRAÇÕES continuará a trabalhar em parceria com o FAO nesse projeto, assim como, nos já existentes e em outros que porventura venham a surgir. Para maiores detalhes do projeto LEAP Partnership, acesse o link: http://www.fao.org/partnerships/leap/en/

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL