Brasília, janeiro de 2019 – O Vice-Presidente Executivo do Sindirações, Dr. Ariovaldo Zani, esteve reunido em Brasília com o novo Secretário de Defesa Agropecuária/SDA, Dr. José Guilherme Tollstadius Leal.
Na ocasião, o executivo do Sindirações parabenizou o servidor pela indicação e aproveitou para registrar demandas dos associados e sugerir possíveis ações para simplificação/desburocratização dos processos de comércio exterior (importação de insumos para manufatura e exportação de aditivos e alimentos para animais de companhia), recolhimento de animais mortos e destinação ambientalmente correta, e finalmente requerer prazo suficiente para que o setor privado possa encaminhar os arrazoados técnico/científicos que atestam a segurança do uso dos antibióticos melhoradores de desempenho, em resposta à solicitação expressa na Portaria 171/dezembro 2019 do MAPA.
O Secretário agradeceu a visita e prometeu avaliar com brevidade as proposições do Sindirações e explicou como a nova estrutura organizacional será implementada, já que com a extinção do DFIP, a CPAA subordina-se agora ao DIPOA/Departamento de Produtos Origem Animal, enquanto a CPV ao DSA/Departamento de Saúde Animal.
Ratificou que a Secretaria de Defesa Agropecuária continua mantendo as portas abertas para recepção/compartilhamento das sugestões formuladas pela entidade representativa do setor de alimentação animal brasileiro.