Sindirações reúne setor em evento de balanço do ano e confraternização

São Paulo, dezembro de 2018 – O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) realizou a Apresentação do Balanço do Setor e Jantar de Confraternização na última quinta-feira (13), em São Paulo (SP). O evento contou a presença de 150 representantes das empresas associadas à entidade.

Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações

Durante o evento, Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações, apresentou os números do setor, que devem registrar leve crescimento na ordem de 0,8 % em 2018, de acordo com previsões da entidade. Em 2017, o setor produziu 71.7 milhões de toneladas de ração e sal mineral e a estimativa é encerrar este ano com 72.3 milhões de toneladas. “Levando em conta o histórico apurado nos últimos anos e confiando na retomada econômica é possível apostar em avanço para a cadeia produtiva em 2019, já que seu desempenho é modulado sobremaneira pelo setor produtor/exportador de proteína animal”, explica Zani.

(Leia a Apresentação do Balanço do Setor de Alimentação Animal por Ariovaldo Zani: “MILESTONES 2018 – RETOMADA APESAR DO DESCONFORTO”)

Apesar do otimismo, Zani alerta para potenciais riscos. “A definição dos protagonistas do Executivo e a renovação do Legislativo decerto aliviarão a tensão do empreendedor, contribuirão para o investimento e geração de empregos e devolverão alguma confiança ao consumidor doméstico. A generosa safra de grãos prevista também pode amenizar o custo da alimentação dos rebanhos e favorecer a cadeia produtiva de proteína animal, muito embora o recrudescimento do protecionismo comercial global, o enxugamento monetário americano, e principalmente, o adiamento das reformas estruturantes domésticas (Previdenciária e Tributária) podem despejar água fria na fervura”.

Diretor presidente do Sindirações, Roberto I. Betancourt.

Na abertura do evento, o presidente do Sindirações, Roberto Betancourt, abordou a relevância do setor de alimentação animal e a importância da união entre todos os elos para que 2019 seja um ano positivo. Betancourt aproveitou a oportunidade para anunciar que 2019 será seu último ano em exercício do cargo de presidente do Sindirações, após seis anos à frente da entidade. “Foi maravilho ser presente do Sindirações. Eu aprendi muito, ganhei muitos amigos e vivi num ambiente em que não faltou união”, disse. “Agradeço a toda equipe do Sindirações, em especial ao vice-presidente, Ariovaldo Zani, já que para trabalhar com entidades de classe não basta ter vontade, é preciso ter paixão”, completou.

Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé

Após os pronunciamentos iniciais, a audiência teve a oportunidade de conferir a palestra “Tecnologia e Ética”, apresentada por Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor brasileiro, doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel. Pondé abordou a relação da tecnologia em nossa sociedade e o impacto, em especial, das redes sociais e as novas formas de comunicação.

A noite ainda contou com uma emocionante homenagem a Antônio Mário Penz Junior, umas das figuras mais emblemáticas da nutrição animal brasileira. Com a presença dos familiares, o executivo assistiu em primeira-mão um vídeo homenagem com depoimento de seus filhos, esposa e colegas de trabalho.

Homenageado, Antônio Mário Penz Junior

Antônio Mário Penz Junior com sua família.

Roberto I. Betancourt e Antônio Mário Penz Junior

Ariovaldo Zani e Antônio Mário Penz Junior

Mário Penz é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972); Mestre em Agronomia, área de Concentração Zootecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); PhD em Nutrição, pela University of California-Davis, EUA (1980); Professor Titular do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 1974 a 2009; Professor Visitante da University of Georgia-Athens, em 1989 e 1990; Sócio fundador da empresa Nutron Alimentos, onde atuou como Diretor Técnico, de 1995 a 2008. Diretor Técnico Provimi América Latina, de 2008 até 2010; Diretor Global de Avicultura Grupo Provimi, de 2010 até 2011; Desde 2011 atua como Diretor Mundial para Contas Estratégicas, da Empresa Cargill Animal Nutrition; Profissional Homenageado pela Embrapa Suínos e Aves, em 2005; Profissional Homenageado pela Associação Latino Americana de Avicultura, em 2007; Tornou-se membro do Hall da Fama da Avicultura Latino Americana, em 2013; Tornou-se Cargill Corporate Fellow, em 2015.

Após as apresentações e homenagens, os convidados foram recebidos para o jantar de confraternização do setor.

SOBRE O SINDIRAÇÕES – O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações –, foi fundado em 1953, e é hoje o principal representante da indústria brasileira de ração balanceada e alimentos para animais de estimação, de concentrado, de suplemento, de aditivo, de premix, de ingredientes e de outras atividades ligadas à alimentação animal, incluindo as empresas que importam e comercializam insumos da alimentação animal, bem como aquelas que se utilizam para consumo próprio. Com sede em São Paulo, no edifício da FIESP, a entidade reúne 140 associados – que representam cerca de 90% do mercado comercial de produtos destinados à alimentação animal e é filiado a FEEDLATINA, Asociación de las Industrias de Alimentación Animal de America Latina y Caribe e à IFIF – International Feed Industry Federation.

RMA COMUNICAÇÃO
Leonardo Stavale – leonardo.stavale@rmacomunicacao.com.br