Sindirações se reúne com Ministra da Agricultura, Tereza Cristina

Brasília, janeiro de 2019: No início dessa semana o Dr. Ariovaldo Zani, Vice-Presidente Executivo do Sindirações reuniu-se no Palácio do Governo, com a Sra. Tereza Cristina, recém empossada ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Dr. Ariovaldo Zani, vice-presidente Executivo do Sindirações encaminhou pauta de interesse do Sindirações à nova ministra, Tereza Cristina

A solicitação de audiência do Sindirações para apresentar detalhes da entidade representativa do setor e sua essencialidade na cadeia produtiva da pecuária foi atendida, e na oportunidade o Dr. Ariovaldo Zani, vice-presidente Executivo tratou dos temas afetos à indústria de alimentação animal.

O executivo explanou que, há muitos anos, mantém ativa uma agenda positiva com a Secretaria de Defesa Agropecuária, o Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP/SDA/MAPA/extinto recentemente), e se relaciona sinergisticamente com a Secretaria de Relações Internacionais/SRI/MAPA, por conta das relações comerciais internacionais da nossa indústria e das discussões conjuntas no CODEX ALIMENTARIUS e FAO/ONU.

Além disso, compartilhou que o setor que gera milhares de empregos e movimenta mais de R$ 65 bilhões em insumos pecuários (milho, farelo soja, aditivos, etc.) para fabricação de aproximadamente 72 milhões de toneladas de rações e sal mineral e é ranqueado como o terceiro maior produtor global (atrás apenas dos Estados Unidos e da China).

Considerando que o Ministério da Agricultura promete ouvir todos os segmentos para ação conjunta em relação à cadeia produtiva de leite, o Ariovaldo relembrou que há necessidade de desonerar a tributação PIS/COFINS da alimentação de vacas leiteiras, bovinos de corte e aquicultura, à exemplo da suspensão já aplicada à cadeia produtiva de aves e suínos.

A ministra agradeceu os parabéns do Sindirações pela nomeação e sentiu-se honrada com nossos votos de pleno êxito nesta tão importante missão em benefício deste grande País.