Sindirações comemora 70 anos com nova identidade visual

Entidade aproveita o momento comemorativo para renovar a logomarca e toda comunicação visual, reforçando o caminho trilhado ao longo de sete décadas como o principal interlocutor de todas as indústrias que formam a cadeia de alimentação animal.

Criado nos anos 50, o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações se desenvolveu ao longo das décadas sempre atualizado à evolução do agronegócio brasileiro. Nesse período, o Sindirações se consolidou como uma entidade essencial e influente ao assumir o compromisso de promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental na cadeia produtiva de alimentação animal no Brasil.

Agora, ao completar 70 anos, o Sindirações representa uma cadeia produtiva completa. Nele, estão reunidos grandes integradoras, cooperativas e empresas que produzem e comercializam premix, núcleos, vitaminas, aminoácidos, aditivos, micro e macro minerais, enzimas, probióticos e diversos outros ingredientes essenciais para a nutrição e a saúde dos animais.

“Mais do que um representante da indústria de ração, o Sindirações representa com destaque todas as indústrias de insumos destinados à alimentação animal. E, sem dúvida, uma entidade que atua como agente transformador, com um diálogo aberto e construtivo com diversas entidades e autoridades, inclusive no que diz respeito ao incentivo de pesquisas, de inovação, do controle e do desenvolvimento tecnológico da indústria de insumos”, ressalta Ricardo Ribeiral, presidente do conselho de administração do Sindirações.

Rebranding Sindirações: 70 anos fazendo as melhores associações

O Sindirações comemora 70 anos fazendo o reposicionamento da marca e sua identidade visual. Para celebrar este marco à altura das inúmeras conquistas alcançadas.

“Apresentamos uma nova marca, que representa toda a nossa história e que aponte para o futuro. Ela remete ao losango que representa a bandeira nacional e contém elementos que representam os locais onde nossa indústria os alimentam, e para finalizar, os caminhos que reforçam os 70 anos percorridos e as novas rotas que serão alcançadas. Uma nova marca para um novo tempo”, explica Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações.

O reposicionamento sinaliza para a solidez da atuação estratégica e toda representatividade como o principal interlocutor do setor de alimentação animal juntos aos principais órgãos e entidades nacionais e internacionais que movimentam o setor de alimentação animal no Brasil e nos principais mercados globais. São sete décadas fazendo as melhores associações, além de contribuir com o crescimento do agronegócio brasileiro.

Desempenho do setor de alimentação animal

A indústria de alimentação animal tem papel importante no agronegócio brasileiro. A produção por trimestre ultrapassa 20 milhões de toneladas, resultando em aproximadamente 85 milhões de toneladas por ano. A projeção de crescimento deve atingir 25% até 2033, superando a marca dos 100 milhões de toneladas ainda em 2030. Trata-se de um desenvolvimento impressionante, que se baseia na procura nacional e global de proteína animal brasileira.

Nesse cenário, o Sindirações atua como o principal interlocutor da indústria junto aos principais organismos nacionais e internacionais. Entre as atividades, figuram importantes iniciativas, como o constante diálogo com o governo em questões tributárias, legislativas e de políticas públicas que impactam na segurança alimentar e na competitividade do setor.

“No Sindirações nossa rotina é ininterrupta, principalmente diante de temas ou períodos mais complexos. A superação dos desafios deste e dos próximos anos dependerá, mais uma vez, do vigor resultante da contribuição individual de cada associado e da soma de forças de todos. Tudo em prol de mais confiança e competitividade no segmento de alimentação animal”, destaca Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações.

Desde 2010, a produção nacional de ração animal tem aumentado devido ao desenvolvimento interno, ao investimento em tecnologia, à manutenção sustentável do campo e às áreas de preservação. Também tem sido uma resposta ao crescente interesse estrangeiro na pecuária brasileira e na proteína de todas as espécies: aves, suínos, carne bovina, pescado, ovos e laticínios.

O Sindirações também tem ativa participação nas diversas câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no Instituto Pensar Agropecuária (IPA), no Fórum Paulista do Agronegócio, nas Federações das Indústrias (Fiesp, Firjan, FIEP, Fiesc e Fiergs) e na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mantém, ainda, um estreito relacionamento com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), entre tantas outras entidades.

O sindicato tem atuado também ao longo das últimas décadas na promoção da justa e qualificada informação sobre as diferentes frentes de desenvolvimento sobre a cadeia produtiva de alimentação animal. Nesse sentido, criou o Manual de Boas Práticas de Fabricação, o Compêndio Brasileiro de Alimentação Animal e a Análise do Ciclo de Vida (ACV) do milho e da soja. Isso sem falar nos treinamentos que visam qualificar ainda mais o setor e contribuir para a evolução do agronegócio brasileiro tanto no mercado interno quanto externo.

Fonte: Sindirações