fbpx

Notícias

Nenhum esforço em vão!

Compartilhe esse post

“Tomara que todo empenho coletivo dedicado resulte na disponibilidade assegurada desses insumos tão estratégicos para a pecuária nacional e comprove “nenhum esforço em vão”. “

A Conab estima o montante de milho (estoque de passagem de mais de 8 milhões de toneladas do período anterior + produção de 109 milhões de toneladas pelas três safras desse ciclo) suficiente para atendimento das necessidades internas em curso (demanda de 55 milhões de toneladas para as cadeias produtivas alimentar animal e energética, e outros 18 milhões de toneladas destinadas à indústria, autoconsumo, sementes e perdas dentro da porteira e no transporte). A exclusão de quaisquer fatores climáticos extremos pode resultar em saldo aritmético acima de 40 milhões de toneladas disponíveis para exportação, e ainda algum repasse para abastecimento durante o início do próximo exercício 2021/2022.

Apesar da contabilidade apontar para abastecimento suficiente, a contínua escalada de preços que atrapalha sobremaneira a aquisição dos grãos culminou na publicação pelo Comitê Executivo de Gestão/Gecex da Câmara de Comércio Exterior/Camex da Resolução 189 em 20/04/2021, ato que zerou novamente e até o final desse ano, as tarifas de importação do milho e da soja, farelo e óleo, oriundos de fora do Mercosul. A decisão atendeu à recomendação do próprio MAPA, que inclusive, vem abonando outro peticionamento do setor privado, voltado à desoneração (temporária) do PIS e da COFINS na comercialização do milho que abastece (exclusivamente) a pecuária local.

Os esforços dos avicultores e suinocultores independentes, produtores de leite, etc. (que verbalizam estar “pagando para trabalhar”), não param por aí, sobretudo porque a eventual importação do cereal (dos Estados Unidos, por exemplo) resvala no corolário legal vigente, já que muitas daquelas opções, ou variedades geneticamente modificadas, não são aprovadas no Brasil, e a solução dessa divergência, ao menos emergencialmente e/ou motivada pelas autoridades locais, depende incondicionalmente da autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança/CTNBio. Leia mais…

Para ler a matéria na íntegra, clique sobre a imagem.

Leia essa e outras notícias da edição nº 169 da Revista xclusive feed&food, clicando aqui.

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL