Nutrição animal

Safra recorde de grãos ajuda a reduzir custos enquanto demanda mantém crescimento

O segmento de rações para animais vem registrando taxas anuais de crescimento e a tendência é positiva, apesar das tormentas no horizonte. “A expectativa é de avançarmos entre 2% e 3% em 2023”, declara Ariovaldo Zani, CEO do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

Em 2022, o setor cresceu perto de 1,3%. Os resultados apontam para a produção de 82 milhões de t de rações. Melhor desempenho para suínos (aumento de 4,5%), bovinos de corte (2%) e cães e gatos (7%, ou 3,72 milhões de t). “Esperamos algum alívio no preço das commodities que utilizamos, tendo em vista que o Brasil deve ter uma safra robusta. Praticamente 70% do custo da ração de aves e suínos é milho e farelo de soja, muito embora o câmbio ainda esteja bastante desvalorizado”, expõe Zani.

O executivo registra que a indústria de alimentação animal importa praticamente a totalidade dos aditivos nutricionais, zootécnicos e tecnológicos. A produção doméstica basicamente se resume à biossíntese de fermentação: leveduras, betaglucanos, probióticos e prebióticos.

O país adquire no exterior cerca de 500 mil t de aditivos (vitaminas, aminoácidos, enzimas, aromatizantes, conservantes, etc). “A situação permanece a mesma dos últimos anos. Considerando que a indústria nacional de alimentação animal é modulada pelo desempenho da pecuária (suprimento interno e exportação da proteína animal) e que não se vislumbram (no curto prazo) quaisquer investimentos em parque industrial para síntese química, a tendência é aumentar a dependência externa”, assevera.

O câmbio preocupa. “Gera consequências e acaba atrapalhando bastante, inclusive o comércio global. Então, se temos uma tendência de alta de preços, aqui no Brasil isso fica ainda mais acentuado por causa da desvalorização do real”, agrega. Leia mais…

Para ler na íntegra, clique sobre a imagem.

Fonte: Revista Química & Derivados – Março/2023