Sindirações discute autocontrole com MAPA na CNI

Brasília/DF – No dia 14 de agosto o Dr. Ariovaldo Zani (CEO do Sindirações) e a Sra. Angela Missaglia (consultora de qualidade do Sindirações), estiveram reunidos com Auditores Fiscais Federais Agropecuários na sede da Confederação Nacional da Indústria/CNI.

Colaboradores da CNI, FFAs/MAPA e equipe Sindirações discutindo o Programa de Autocontrole

O executivo do Sindirações relatou que agentes internacionais (FAMI-QS/Feed Additives and Pre-Mixtures Quality System, GMP+, dentre outros) detêm esquemas de certificação para a indústria de alimentação animal, monitorados por organizações acreditadoras (IAF/International Accreditation Forum, INMETRO, ANSI, JAS, etc.) e auditados pelos organismos de certificação (DNV, SGS, SQS, HSL, DQS/CFS, CSQA, Bureau Veritas, TUV NORD, SWISS CERT, KIWA, etc.). Ou seja, enalteceu que a construção de um sistema semelhante para certificação, reunindo as normas nacionais e internacionais, pode ser interessante para o Brasil.

Além dos detalhes pormenorizados, a expert internacional em Qualidade, Angela Missaglia, discorreu como a IFIF/International Feed Industry Federation desenvolve o Global Animal Nutrition Programme – “Train the Trainer”, objetivando capacitar autoridades públicas/feed regulators e colaboradores das indústrias de alimentação animal usando o Manual de Boas Práticas da FAO/IFIF. Ela, inclusive, equipe colaborou nas capacitações em Lagos na Nigéria, Tanzânia, Gana e Uganda, e já vem aplicando a metodologia do EAD/Ensino à Distância par ampliação da abrangência da capacitação.

“O encontro que contou com a presença de colaboradores e experts daquela entidade representativa da indústria nacional serviu de fórum para compartilhamento de know how e experiências convergentes com relação à elaboração do Programa de Autocontrole, iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA.”

Zani reforçou: “Esse novíssimo sistema de trabalho (programa de autocontrole) poderá disponibilizar ao MAPA, o histórico do desempenho do estabelecimento (registro de não conformidades e ações corretivas) e um banco de dados para avaliação do risco quantitativo, podendo ter maior precisão no direcionamento das inspeções nos estabelecimentos com mais problemas e maior risco”.