Aquapescabrasil recebe apoio de peso do Sindirações

Porta-voz de cerca de 90% do mercado nacional de produtos destinados à alimentação animal, o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) apoia o evento apostando na divulgação do desenvolvimento sustentável da aquicultura brasileira.

A Aquapescabrasil 2012, maior feira de Aquicultura e Pesca do Brasil, acaba de firmar parceria com o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), entidade que reúne aproximadamente 140 associados que representam cerca de 90% do mercado nacional de produtos destinados à alimentação animal.

Com relação à aquicultura, em especial, o Sindicato possui um órgão específico, o Comitê de Organismos Aquáticos (Coaqua), que tem por objetivo fomentar a discussão e a troca de experiências sobre assuntos de interesse do setor aquícola. Também desenvolve e promove ações relacionadas à qualidade, segurança, rastreabilidade de alimentos para aquicultura, e ainda realiza o levantamento estatístico da produção de alimentos para organismos aquáticos.

Além disso, o Sindirações vem se destacando no debate em prol do desenvolvimento sustentável da aquicultura industrial brasileira. No início deste mês, o vice-presidente executivo da entidade, Ariovaldo Zani, reuniu-se com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, para discutir sobre os principais gargalos da cadeia produtiva e propor soluções para o setor. “Destacamos os pontos fortes, como o clima favorável e os mais de cinco milhões de hectares de reservatórios e águas alagadas, os pontos fracos, como a fragilidade logística e a falta de marcos regulatórios, além das oportunidades, como o aumento do consumo entre as famílias e a disponibilidade de crédito com o BNDES. Por fim, apresentamos as principais ameaças do setor, que incluem pesada carga tributária; a alta dependência do mercado externo por fornecimento de insumos pecuários; desafios sanitários; circunvenção nas importações (Pangassius e camarão) e dificuldade no licenciamento ambiental em âmbito Estadual”, explica Ariovaldo.

De acordo com Ariovaldo, as principais ações a serem tomadas irão envolver esforços públicos e provados e devem acontecer a curto e médio prazo. Entre as propostas, está o melhoramento dos resultados zootécnicos e o aumento da escala de produção; a necessidade de certificação e rastreabilidade dos processos de produção; processamento dos produtos da aquicultura com garantia de qualidade e mínimo impacto ambiental, entre outras. O objetivo final é avançar na melhoria da competitividade do pescado e da aquicultura do Brasil, visando reverter o atual quadro de um país importador de pescado, e se tornar um grande exportador, seguindo o exemplo de outras cadeias produtivas como a carne bovina, suína e de aves.

O vice-presidente executivo aposta na Aquapescabrasil 2012 como uma grande oportunidade de divulgação do desenvolvimento sustentável da aquicultura brasileira junto a empresários, fornecedores, transportadores, acadêmicos, prestadores de serviço, governo, cooperativas e profissionais do ramo em geral.