I Encontro Nacional de Usuários do Transporte de Cargas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defende um novo modelo de concessão de ferrovias que seja competitivo e adequado às empresas transportadoras de produtos agropecuários, a partir da adoção de um novo marco regulatório para o segmento. Dados do Ministério dos Transportes mostram que o minério de ferro detém 76,6% de toda a carga transportada pela malha ferroviária brasileira, ficando o setor agropecuário com apenas 11,5%, situação que traz custos adicionais para o setor, especialmente na época do escoamento da safra de grãos.

Preocupada com essa situação, a CNA e outras 14 instituições representantes do setor produtivo estiveram reunidos na sede da CNA, em Brasília, para o I Encontro Nacional de Usuários do Transporte de Cargas.

Na ocasião, foram discutidos temas relevantes como a retomada de investimentos em infraestrutura e logística a partir de uma nova regulamentação do setor de transportes. Ao final do evento, a Minuta abaixo foi lida (clique na imagem para ver o documento completo):

minuta-cna

A Minuta é assinada pelas seguintes Entidades:

ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal