fbpx

Notícias

O autocontrole e a análise de riscos

Compartilhe esse post

“Ao instituir o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária, o Ministério da Agricultura estimula o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão de qualidade e segurança dos alimentos, tornando-os mais robustos e facilmente auditáveis e estabelece um ambiente de maior confiança e transparência através do compartilhamento de dados e informações.”


O Compêndio Brasileiro de Alimentação Animal, obra singular voltada à indústria de alimentação animal, é fruto da parceria entre o Sindirações com suas empresas associadas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e diversos institutos de pesquisa de indiscutível credibilidade. É um livro de cabeceira voltado aos profissionais da indústria fornecedora de nutrição animal, equipamentos, análises laboratoriais e soluções tecnológicas.

A 6ª. Edição desse Compêndio*, disponibilizada recentemente, aborda uma série de tópicos de interesse do setor, dentre eles aquele que aborda os Princípios Gerais de Higiene de Alimentos, revisados em 2020 pelo Codex Alimentarius e, adequados às várias normas internacionais em uso, com definições e conceitos atualizados e ressaltando que os temas de Boas Práticas/BPF e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle/APPCC caminham juntos e não existem de forma independente. Inclusive, esse capítulo específico discorre sobre o moderno conceito do “AUTOCONTROLE”, exaustivamente discutido em tantos debates conduzidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no Congresso Nacional.

A Lei 14.515 do “AUTOCONTROLE”, aprovada no final de 2022, visou capacitar o agente privado de implantar, executar, monitorar, verificar e corrigir procedimentos, processos de produção e de distribuição de insumos agropecuários, alimentos e produtos de origem animal ou vegetal, com vistas a garantir sua inocuidade, identidade, qualidade e segurança, e sobretudo, instituiu o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária. Leia mais… 

Para ler a matéria completa, clique sobre a imagem.

Confira essa e outras notícias da edição n.º 193 da Revista feed&food, clicando aqui!


Fonte: Revista feed&food – 193

Associados

Contato
contato@sindiracoes.org.br
+55 (11) 3541 1212
 
Endereço
Avenida Paulista, 1313 – 10° andar
Cjs. 1050 e 1060 – Bela Vista
São Paulo/SP – Brasil
01311-923

FICHA DE AQUISIÇÃO

COMPÊNDIO BRASILEIRO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL