Sindirações participa das reuniões globais na sede da FAO em Roma

Assuntos regulatórios e sustentabilidade no setor de alimentação animal foram os principais temas discutidos

Bruno Caputi, Coordenador de Assuntos Regulatórios do Sindirações, foi eleito por unanimidade para chefiar o pilar regulatório global da IFIF

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações participou, ao longo de novembro, de uma série de eventos e reuniões na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália, representado por Roberto Betancourt, membro do conselho de administração, e por Bruno Caputi, Coordenador de Assuntos Regulatórios. Ao longo da jornada na FAO, Bruno Caputi foi aprovado por unanimidade para chefiar o pilar regulatório global da IFIF.

Mediação Bruno Caputi, Coordenador de Assuntos Regulatórios do Sindirações,
durante reunião anual da IFIF-FAO (2023), na sede da FAO, em Roma. Divulgação Sindirações.

Roberto Betancourt apresentou a palestra “Principais desenvolvimentos na indústria de alimentações no Brasil”, que abordou tópicos sobre: o território brasileiro e seus seis diferentes biomas, cada um com seu típico específico de clima, vegetação e fauna; a sustentabilidade da indústria brasileira de alimentação, baseada nos princípios de mercado sem subsídios governamentais; o potencial do agronegócio brasileiro; e a liderança brasileira em bioinsumos.

Fórum Global da FAO para Alimentação Animal e Reguladores
Nos dias 14 e 15 de novembro de 2023 aconteceu o FAO Global Forum for Animal Feed and Feed Regulators (Fórum Global da FAO para Alimentação Animal e Reguladores), que contou com a presença de representantes dos setores público e privados do mundo todo, e com a palestra “Garantindo a segurança alimentar por meio do gerenciamento de riscos no Brasil”, de Vívian Palmeira Borges, do Departamento de Inspeção de Alimentos de Origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária, e a presença de três Auditores Fiscais Federais Agropecuários do MAPA. O evento tinha como objetivo fornecer uma plataforma de discussão inclusiva sobre disponibilidade e segurança alimentar; impacto dos alimentos para animais na saúde pública, na saúde e no bem-estar dos animais; e sustentabilidade ambiental.

Reunião anual da IFIF-FAO – 2023
Na sequência, nos dias 16 e 17 de novembro ocorreu o IFIF-FAO Annual Meeting 2023, também sediado na FAO, evento focado para o setor produtivo que teve como objetivo discutir sobre sustentabilidade, regulamentação, desafios e os planos para os próximos temas que serão trabalhados em nível global. Contou com a palestra do Sr. Roberto Betancourt, que trouxe um panorama dos principais avanços da indústria de alimentação animal brasileira. Assim como a mediação pelo Bruno Caputi de um sessão com foco em assuntos regulatórios da alimentação animal.

Em paralelo a estes eventos, os representantes do Sindirações participaram em uma série de compromissos, entre eles, a Reunião da Diretoria e a 36th IFIF General Assembly, uma reunião anual promovida pela International Feed Industry Federation (IFIF) com seus associados para debater sobre orçamento, projetos e trabalhos em andamento. E teve como destaque a eleição da nova diretoria e presidência da entidade.

Outra reunião foi a do Comitê de Assuntos Regulatórios da IFIF, onde foi realizada a priorização dos próximos trabalhos para o ano de 2024 do Comitê, destaque para os trabalhos de acompanhamento dos comitês do Codex Alimentarius, assim como, a criação de um Manual de Biossegurança para fábricas de ração.

Já o Comitê de Sustentabilidade da IFIF apresentou quais são os atuais e os próximos desafios na sustentabilidade da nutrição animal, e focou na discussão das participações da entidade e outros fóruns que afetam e discutem temas ligados a sustentabilidade do setor de alimentação animal, como análise de ciclo de vida e imposições regulatórias/sustentáveis de importações de ingredientes.

Fonte: Sindirações